Organizando o Material Escolar

Nossa, mas que bagunça! Tenho certeza de que esse é o som que seus lábios emitem ao pisar no quarto de seus filhos e constatarem a desordem do material escolar. O quarto aparenta um atelier de arte após a passagem de um furacãozinho. Pode-se encontrar borrachas e canetas espalhadas, além de cadernos e livros espalhados na cama sem qualquer ordem. A preguiça deles em arrumar as próprias coisas é evidente.
O problema é quando a desorganização implica em conseqüências nos estudos. Não é raro eles se esquecerem de levar algum material para a escola e acabar prejudicados. Mas algumas dicas simples podem ajudar a tornar a mochila e o material escolar mais organizados.

Organização é fundamental para os estudos!
E começo de ano é o momento ideal para nos organizarmos e prepararmos para o resto do ano.

* É importante ter espaços específicos para guardar o material escolar, como gavetas ou estantes. Porque não ter um espaço reservado em uma estante com 2 ou mais cestas para colocar o material escolar de seu filho ou mesmo para arquivar o material escolar sobressalente? Você pode ainda colocar canetas, lapis etc em caixas ou porta trecos espalhados pelo ambiente.
* Insista com seu pequeno estudante para que tudo o que for da escola fique ali. Peça para que ele deixe sempre organizado conforme ele vai usar aquele material durante a semana; depois dos estudos é aconselhável guardar tudo no local correto para que ele não fique procurando onde colocou o livro ou o caderno.
* Reservando um espaço para o material escolar e seguindo a rotina de arrumar tudo com calma e antecipação fica muito mais fácil seu filho organizar sozinho a mochila e tomar conta do próprio material escolar; e assim ele acaba com a bagunça no quarto e ainda carrega só o necessário para a escola.

20 Comentários de Charme e Estilo:

Fernanda Reali disse...

Minha filha é bem organizada e meu filho é bagunceiro. Ela mantém tudo em ordem. Deixei duas prateleiras para livros, uma para revistinhas em quadrinhos, uma para brinquedos, um apara jogos e esta com as latinhas tem material escolar.

Latas pintadas com canetinhas, lápis de cor, outra com cola, régua, tesoura. Sempre um brinco. Já no quarto do Guga, todo dia parece que passa um tornado.

BJS

http://fernandareali.blogspot.com/2009/10/quarto-da-helena.html

Deise Soares |arquiteta| disse...

ai ai meu tempo de escola...rsrsrs eu era bem organizada...lugar certinho pra tudo!
mas vcs tao finas hein!! background novo! um luxo!!

abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ellen disse...

oi me chamo ellen tenho 9 anos e queria saber uma forma de organizar meu material escolar, meu quarto e pequeno e mora na cidade de alagoa nova na paraiba.estudo no colegio 7 de setembro e sao 4 cadernos e um livro. monha bolsa fica muito pesada pra subir a escada e muito dificil queria uma sugestao, voce pode me ajudar ????
obs:quero a resposta ainda hoje.

Espaco Home disse...

Olá Ellen,
Se você for em nosso marcador ( aqui na coluna direita do blog ) vai encontrar o item Volta as Aulas. Clique nele e encontrará várias dicas sobre organizar material escolar, local de estudo e inclusive um post sobre organizar mochila.
Espero que ajude.
Abraços

Anônimo disse...

Adorei as dicas,ajudou bastante principalmente a dica das voltas aulas na coluna ao lado.Valeuuu

Anônimo disse...

Melhor blog que já vi!

Anônimo disse...

Muito legal esse site, eu sou aluno e decidi por mim mesmo me organizar.. e de fato a desorganização com o material escolar afeta sim o desempenho na escola ¬¬ ... enfim, gostei muito e vou absorver algumas dicas.
Obrigado. :)

internet disse...

minha filha é super organizada ela tem um quarto só para ela então ela tem uma estante só para material escolar nossa é tudo em ordem e o guarda roupa dela é tudo no cabide tudo limpo todo dia ela passa uma vassoura no quarto e pano

internet disse...

minha filha é super organizada ela tem um quarto só para ela então ela tem uma estante só para material escolar nossa é tudo em ordem e o guarda roupa dela é tudo no cabide tudo limpo todo dia ela passa uma vassoura no quarto e pano

Anônimo disse...

adoreii
mas eu tenho tipo os cadernos dos anos passados reguas,lapis de cor,giz de ceira,canetinhas,livros e etc,mas meu quarto é pequeno e eu queria saber c tem alguma dica pra mim...quero a resposta ainda hj
bjs gaby

Espaco Home disse...

Olá Gabi, aqui mesmo no blog você poderá encontrar várias dicas. Na barra lateral existem os temas, veja o que possa te ajudar e fique livre para explorar.
Abraços Gladys

Anônimo disse...

isso e muito interesante

Anônimo disse...

nao li nada mais queria saber como organizar um quarto inteiro

Anônimo disse...

Oi, li tudo e vou fazer isso no meu quarto novo. Depois eu venho contar se deu certo tá?
Me chamo Camille e tenho 12 anos e adoro estudar com tudo bem arrumadinho. Gosto de deixar tudo colorido quando faço resumo porque isso faz eu me lembrar mais da matéria. Tchau, tenho que sair.

Espaco Home disse...

Ola Camille, que bom que gostou das ideias. Deixar tudo organizado facilita nossa vida. Depois nos conte se deu certo.
Bjs
Gladys

Anônimo disse...

eu sou bem organizada e fico aguninhada quando vejo alguma coisa fora do lugar.

Anônimo disse...

Oi Gladys, sou a Camille. Segui muitas dicas do seu blog e o meu quarto ficou muito legal. Usei pastas coloridas para guardar material doa anos anteriores, como lembranças e trabalhos que não quis jogar fora, depois, colei uma etiqueta com o ano e arrumei como se fosse livros na estante.
agora que começou o ano tenho tudo arrumadinho. Tchau - Camille.

Espaco Home disse...

Olá Camille, que bom que nossas dicas foram úteis. Manter tudo organizado é um delicia e facilita muito a vida.
Bjs
Gladys

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos