Quarto de Criança Organizado - Isso é Possível?

Com algumas regrinhas e força de vontade é possível sim!!

*O descarte de algumas peças é o ponto de partida para a perfeita organização desse ambiente.
Organize o armário por partes.
Providencie 3 caixas grandes e identifique-as com Doação – Conserto – Lixo.
Tire tudo do armário (uma parte por vez) e selecione o que serve e o que pode ser dispensado. Se não tiver certeza do que cabe ou não, peça para que a criança prove as roupas. Faça a separação colocando nas caixas identificadas.
Como as crianças perdem roupas com muita facilidade, essa deve ser uma tarefa rotineira.
*Providencie recipientes variados, como caixas transparentes de diferentes tamanhos. Elas servem para que as crianças guardem e possam localizar os objetos com facilidade.
*Deixe as coisas mais requisitadas em locais mais acessíveis. Utilize as prateleiras e gavetas mais baixas. Nos lugares altos, guarde objetos pouco usados e rotule caixas, gavetas e prateleiras. Se a criança ainda não sabe ler, utilize fotos, desenhos ou figuras.
*O suporte de cabide deve estar ao alcance da criança, para que ela mesma possa pendurar as suas roupas. Uma opção barata é o suporte de pressão, que pode ser erguido conforme a criança vai crescendo
*Separe áreas no armário para roupas caseiras, uniformes e roupas de passeio. Destine cada gaveta do armário para um tipo de roupa: meias e roupas de baixo, camisetas, shorts, calças, etc.
*Ganchos pendurados em algum local do quarto são ótimos para pendurar objetos de uso diário, como mochilas e acessórios esportivos.
*Ensine a criança a manter os pares de sapatos juntos para facilitar na hora de calçar.
*Uma dica bacana para ganhar espaço é instalar gaveteiros portáteis debaixo da cama ou dentro do armário. Isso facilita o acesso para crianças.
*Deixe um cesto de roupa suja no quarto ou banheiro da criança, assim ela mesma pode executar a função de colocar roupa suja para lavar.
*Miudezas e figurinhas podem ser guardadas em um suporte plástico pregado atrás da porta e ao alcance da criança.
*Use caixas plásticas coloridas transparentes para guardar brinquedos pequenos nas prateleiras. Elas deixam tudo em ordem e a criança pode ver o que está dentro.
*Ao organizar livros, lembre-se que eles devem ficar visíveis e acessíveis, prefira as prateleiras baixas.
*Brinquedos mais sofisticados podem ficar em um lugar mais alto, assim as crianças precisam pedir para utilizá-los, sempre com a supervisão do adulto.
*Empilhe os jogos e quebra-cabeças nas prateleiras se as caixas estiverem em boas condições. Se não for o caso, utilize potes para guardar as peças e coloque um rótulo com o nome do jogo.
*É importante designar uma área da casa para os brinquedos, assim a bagunça não se espalha e a criança aprende que os brinquedos precisam voltar para o lugar quando a brincadeira acabar.

Uma regra importante que deve ser ensinada logo cedo:
“Quem desarruma é o responsável direto por colocar os objetos de volta a seus lugares”.

Espaço Home

2 Comentários de Charme e Estilo:

Tays Rocha disse...

Por incrível que pareça, intuitivamente tenho feito praticamente tudo o que está aí, retiro as roupas que não servem todo mês e organizo os brinquedos com ele, sempre tiramos para doação e etc... Adorei o post, muito útil, vou linkar em breve no gestando sonhos. Beijocas.

Anônimo disse...

Excelente o post! Parabéns pelas dicas tão bem delineadas!

Beijos...
danie
www.lindaecheiadegraca.blogspot.com

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos