Dicas para a Lavanderia

Em agosto fomos entrevistadas por um veículo de comunicação, cujo assunto era dicas para deixar a lavanderia mais organizada.
Pois bem, postamos aqui a entrevistas com todas as nossas dicas.

- Onde e como guardar os itens de limpeza?
Compre cestos pequenos e faça kits por ambiente com os materiais de limpeza e apetrechos ( esponja, luva etc ) para serem levados pela casa toda. Monte um kit para banheiro, cozinha, limpeza geral, etc. Assim os produtos não ficam espalhados pelo ambiente. Tenha uma cesta separada para produtos de pouca utilização.

- Dicas de segurança para crianças
Produtos perigosos sempre devem ficar fora do alcance das crianças, opte por armários altos ou prateleiras de difícil acesso. Coloque os produtos nas prateleiras mais altas e os acessórios como: esponjas, escovões, etc nas prateleiras mais baixas. Produtos de limpeza que são coloridos despertam grande curiosidade nas crianças, portanto, cuidado na hora da escolha e no ato do armazenamento.

- Onde acomodar o estoque: em armário fechado ou em prateleiras?
Se não for possível colocar armários, resolva o problema com prateleiras, em diferentes tamanhos e altura, tudo de acordo com seu espaço disponível. Atualmente há uma infinita variedade de armários que facilitam a “logística” dentro de sua lavanderia, uma dica legal é ter gavetões que servem como suportes para as maquinas de lavar ou de secar. As prateleiras também são grandes aliadas, pois facilitam a visualização e são de fácil acesso, porém, por serem abertas, exigirá de você uma dedicação maior na hora de organizá-las.

- Na hora de passar as roupas, quais são as dicas de uso do espaço da lavanderia (colocar cabideiros etc)?
Os cabides fazem grande diferença quando se esta passando uma roupa. No mercado existem milhares de tipos, inclusive para aqueles que não gostam de furar a parede. Basta encaixá-los nas portas e ter um “auxiliar” bonito sempre às mãos. Há também quem opte por varões instalados nos armários da lavanderia para que, após a roupa estar passada, basta pendurá-la no cabide e encaixar o cabide no varão.

- Onde guardar rodos, vassouras, tábua de passar roupa etc?
As tábuas de passar roupa podem ser instaladas dentro de um armário, assim economizará espaço e também ficará longe dos olhares das visitas conferindo um ar clean à lavanderia.
Rodos e Vassouras também ficam muito bem guardados dentro de armários e pendurados com ganchos, facilitando a organização e a visualização dos produtos.
A porta também pode ser uma ótima aliada para ganhar espaço. Coloque ganchos para pendurar vassouras e rodos.

- Ter cestos é fundamental?
Os cestos são peças coringas na organização e decoração da casa e ou escritório. A variedade de cores e formas permite o “encaixe” perfeito proporcionando beleza e praticidade ao ambiente.
Um bom exemplo de cestos na sua lavanderia é para a Roupa: Tenha um cesto para roupa suja e outra para a roupa limpa. O tamanho vai depender da quantidade de roupa da família e a freqüência que se lava e passa roupa durante a semana.
Tem aquelas que preferem separar as roupas sujas por cores dentro de cestos para facilitar na hora da lavagem e evitando as manchas desagradáveis.

- Onde guardar prendedores de roupa para tê-los sempre à mão?
Os prendedores podem ser armazenados em cestos ou mesmo em saquinhos de tecido. Se você optar por cestos, escolha um modelo bem charmoso e deixe em cima do móvel ou em um nicho próximo ou seu varal. Caso prefira colocá-los em saquinhos, pendure o saquinho no próprio varal.

- Qual a melhor disposição dos móveis na lavanderia para não atrapalhar a circulação?
Quanto menos espaço seus móveis ocuparem melhor, pois as lavanderias estão cada vez menores. Móveis com rodízio ajudam bastante pois podem ser movimentados de acordo com sua necessidade. É sempre importante ter um ambiente que atenda as SUAS necessidades, pois vemos em lojas e revistas, lindos ambientes, mas nem sempre aquelas opções poderão ser práticas para você. Antes de montar sua lavanderia faça um planejamento detalhado e veja quais são suas principais dificuldades dentro de uma lavanderia, com esses itens em mãos, busque opções que sanem essas dificuldades. Se possível peça ajuda a um arquiteto ou design de interiores.

- Varais suspensos ou no chão? O que é melhor?
As lavanderias estão cada vez mais apertadas e estender as roupas às vezes requer malabarismos não é verdade? Bom, para os que moram em apartamentos, tenha sempre um Varal de Teto, pois são ideais para ambientes fechados ocupando menos espaço.
Se seu problema for espaços pequenos, opte por um varal sanfonado. Este costuma ser instalado sobre o tanque, assim, você pode estender peças que não devem ser torcidas. Como esse modelo não suporta muito peso, pendure as roupas mais pesadas perto da parede. Se sua varanda for aberta porque não ter um varal de chão? Ele é um excelente artigo para quem precisa estender roupa na sacada ou mesmo como sendo um varal auxiliar, caso não caiba tudo no varal de teto. Como é dobrável pode ser guardado em qualquer cômodo ocupando pouco espaço.

O que a Organização tem de mais belo é que permite você usar sua criatividade dando personalidade ao ambiente, resultando em um ambiente lindo, arrumado e que é a sua cara.

Texto: Espaço Home

2 Comentários de Charme e Estilo:

Lidiane Vasconcelos disse...

Ótimas dicas!
Aplico as do varal, no sentido de ter os dois. O de chão é super prático e, como você disse, se não está em uso eu fecho e guardo onde achar melhor, sem ocupar espaço. ;)

Marcos disse...

Vídeo de instalação de Varal de Teto, passo a passo: http://www.youtube.com/watch?v=yk3S4evBtBo

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos