Organizando o Home Office

Um Home Office, dentro da rotina de nossas casas, pode não significar necessariamente um local para trabalho. Podemos classificá-lo como o local de multi uso onde guardamos nossos documentos, livro, revistas, o local onde nossos filhos fazem à lição de casa e realizam pesquisas para a escola.

Não importa se o espaço disponível para ser o home office é grande ou pequeno, o que faz a grande diferença é se ele está ou não organizado.

Se o objetivo para o home office é realmente trabalhar em casa, é preciso pensar em toda a estrutura e espaço disponível.

É importante ter uma sala destinada somente para este fim com privacidade e conforto, garantindo a produtividade.

Itens indispensáveis: uma cadeira confortável, iluminação adequada, manter privacidade com porta fechada, boa ventilação, espaço suficiente para material de trabalho e arquivos.
Para começar a organização é necessário saber o que devemos guardar, o que queremos guardar e o que está apenas ocupando nosso valioso espaço.

Segue uma listinha de documentos e por quanto tempo devemos guarda-los:
• canhotos de cheque – confira cada cheque emitido e depois os dispense. Guarde apenas os mais recentes para comprovar algum pagamento se necessário;
• comprovante de depósito e saque- confira junto ao extrato bancário e depois descarte;
• notas fiscais – guarde durante o período de vida útil do produto, não somente pelo prazo de garantia;
• contas de água, luz, telefone e condomínio – guarde por um período de 5 anos;
• mensalidade escolar – devem ser guardadas por 5 anos;
• imposto de renda – precisam ser guardados por 5 anos, após esse período se resolver descarta os documentos é melhor rasga-los ou queima-los;
• apólices – guarde durante o período de vigência. Descarte apólices vencidas;
• escrituras e registro de propriedade – devem ser mantidos para sempre, exceto em caso de venda.

Sabendo o que é importante e o que devemos guardar, partirmos para a organização.

Neste momento é necessário respirar fundo e partir para a ação do descarte, eliminando tudo o que não é mais necessário.

• Eliminar papéis ultrapassados e sem utilidades
• Eliminar revistas antigas, menos as de coleção ( tira apenas as páginas que interessam e monte pastas sobre o assunto )
• Doe equipamentos que não utilize mais
• Elimine livros antigos de pesquisa – os assuntos vão evoluindo e hoje é possível encontrar praticamente tudo na internet.

Desta forma sobrará espaço para organizar o que realmente é importante.

Texto Espaço Home

6 Comentários de Charme e Estilo:

Julia Vieira disse...

Estive a ler a vossa newsletter e achei fantástico como sempre.

Penso que não frizaram o facto de que se deve guardar as cópias de recibo referente ao trabalho, pensamos que não é necessário, mas um amigo se não fosse esses cuidado, ele é super arrumado, quando chegou a reforma tinham-lhe tirado uma série de anos porque não constava dos arquivos da segurança social, como ele tinha os recibos, fez fé (como se diz em direito) e recuperou o tempo perdido. Ia ficar com uma reforma muito mais pequena e era injusto. Fica a dica.

Um abraço

Julia Albuquerque Vieira/Lisboa

Sandra Lima disse...

Ótimo post! Um escritório organizado ajuda mesmo a produzir mais, seja em casa ou não!
Pena você não ter mostrado uns organizadores legais...
Beijos

Espaco Home disse...

Olá Sandra,
Este é um assunto que está em alta hoje em dia, afinal muitas pessoas estão mudando seus hábitos e optando por trabalhar em casa.
Eu mesma sou uma delas......
Por este motivo estaremos fazendo vários post sobre este assunto, com muitas dicas e sugestões. Ontem mesmo postamos algumas dicas de produtos. Dê uma olhadinha lá....espero que goste!
Beijos

Espaco Home disse...

Obrigada Julia pelos comentários.
Realmente você tem toda a razão. Todos os documentos relacionados ao trabalho, holerite, recibo de pagamento, guia de recolhimento ( autônomos ), termo de rescisão de contrato, devem ser guardados até a aposentadoria, como forma de compravação de tempo de serviço e contribuição.
Beijos

Lidiane Vasconcelos disse...

Simone, essas dicas valiosas acabaram de me alertar para o que fazer com algumas revistas de decoração que tenho guardadas, justamente porque uma página ou outra tem inspirações para coisas que quero fazer aqui em casa no futuro. O óbvio para você nem sempre é para mim, e é por essas e outras que A-MO a blogosfera. Muito bom, bonita! Valeu! :)

Anônimo disse...

Foi pensando em tudo isso que surgiu o Ateliê Caleidoscópio! Afinal, as pessoas são boas no seu trabalho ou foco do seu negócio, mas não necessariamente na organização do espaço, infraestrutura necessária, controles administrativos e financeiros básicos, inclusive de recursos disponíveis, ou até mesmo para fazer uma lista de contatos, um mailing ou um cartão de visitas legal! Estamos à disposição para ajudar esse pessoal a otimizar tudo isso e ser mais eficiente! Visite nosso blog e fale conosco!
Abraços, Cláudia

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