Organização Natalina

Organização e antecedência garantem sucesso e sossego para qualquer evento e não poderia ser diferente no Natal.
Poucas festas são tão família quanto o Natal e claro que todos querem curtir cada momento.
Algumas dicas podem facilitar essa organização.

Sabendo exatamente quantas pessoas virão, é possível calcular a quantidade certa de comida e providenciar lugar para todos.
 
Quantidade para ser calculada por pessoa:
Carnes, peixes e aves: 200 g
Massa: 200 g se for prato único e 130 g se houver complementos
Tortas salgada ou doce: uma forma de 22 cm de diâmetro serve até 10 pessoas
Refrigerantes e água: 500ml
Cerveja: 2 latas ( lembre-se que este calculo é por pessoa e tem gente que não toma cerveja )
Vinhos e champanhe: uma garrafa para cada 2 pessoas (vinhos brancos e espumantes podem ser colocados no balde com gelo ½ hora antes de servir)
Uísque: uma garrafa para nove pessoas
Gelo: um saco de 10 kg para cada dez pessoas

Dica: como geralmente esta data está quente, aumente a quantidade de bebidas geladas.
Conselho: - Lembre-se de que o consumo de bebida tem a ver com a quantidade de pratos servidos. Quanto maior a variedade, maior a quantidade consumida.

Se organizando dia a dia:

7 dias antes

Faça a lista do que vai precisar e compre bebida e comida (a não ser frutas, verduras e pães).
Se precisarem contratar copeiras, garçons ou ajudante extra é bom fazer a reserva com antecedência. Um ajudante serve até 15 pessoas.

5 dias antes
Prepare alguns pratos (inclusive sobremesas) que serão servidos que podem ser congelados congele. Confira se os demais ingredientes estão em ordem.

3 dias antes
Lave o serviço de mesa e prataria. Separe duas ou três unidades a mais de pratos e louças em geral para cada grupo de 10 convidados. No serviço americano é comum o uso de vários copos por pessoa, por isso, calcule no mínimo duas unidades para cada um.

2 dias antes
Guarde o gelo no freezer já em cubinhos, dentro de sacos plásticos. Acabe de preparar os pratos e leve-os para a geladeira;
Encomende os arranjos florais. Se você vai fazê-los, escolha flores mais fechadas e deixe em local fresco.
Dica: Coloque uma colher de água sanitária na água: dura o dobro do tempo.

1 dia antes
Arrume as mesas auxiliares com louças, guardanapos e toda a decoração.
Se você não sabe ou não tem tempo para arrumar a mesa ou as flores, peça ajuda aos amigos e familiares ou contrate profissional.
No bufê o comprimento ideal das toalhas é um pouco acima do nível do piso.
Não é preciso que a mesa principal concentre os petiscos, copos e garrafas.
Os copos poderão ficar agrupados sobre um aparador próximo ao local onde os convidados serão recebidos.
Faça pilhas não muito alta de pratos e ao lado delas distribua guardanapos dobrados e os talheres.
Providencie copos adequados para cada tipo de bebida, não esqueça dos guardanapos para drinques.
Quanto à bebida também se recomenda que seja passada em bandejas. Ou seja organizado um canto especial para elas e cada convidado se serve.
Copos e balde de gelo concentrados na “ala” do bar permite que cada um prepare seu próprio drinque.
Coloque as bebidas para gelar a noite


No dia
Descongele o que for servir, horas antes.
Lave as frutas e verduras. Monte as saladas e prepare todos os molhos, cubra tudo com filme plástico e conserve na geladeira.
Cuide dos pratos que precisem de finalização e oriente quem vai ajudar sobre a ordem dos pratos e serviços.
Se houver vinho branco é possível organizar as garrafas num único recipiente grande recheado com os cubos de gelo.
Doces, sobremesas e frutas devem chegar ao aparador depois do jantar servido.
Na mesa de apoio, os pratos, copos e talheres são renovados nessa hora.

Bem pessoal, espero que com estas dicas seu natal se torne um momento magico e prazeroso.

Beijos e bons preparativos, afinal faltam somente 11 dias.
Gladys

4 Comentários de Charme e Estilo:

Rafaela Lima disse...

Nossa!! Este post veio na hora certa!

Obrigada pelas dicas!

Beijos!
OrganizarParaViverMelhor.blogspot.com

Paula Fernandes disse...

Adoro essas postagens de vocês. Super fáceis de entender. Sem planejamento nenhum evento dá certo.
Abraços,

Espaco Home disse...

Olá Paula, é exatamente assim que pensamos, sem planejamente fica difícil.
Que bom que as dicas foram válidas.
Beijos
Gladys

Espaco Home disse...

Gla, só vc mesmo para facilitar nossas vidas com essas dicas!!!

Adorei o post tb.

Mil beijos e até breve....

Simone

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