Mitos e Verdades: Vinagre ajuda a não desbotar a roupa?


É verdade que existem muitas soluções caseiras para a resolução de alguns problemas que enfrentamos no dia-a-dia das tarefas domésticas. Porém, alguns deles não passam de mitos, lendas que são passadas entre gerações. Hoje tentarei explicar uma delas.

Recebi o seguinte e-mail de uma leitora do blog:


Olá pessoas!

Minha mãe falou que vinagre ajuda a fixar a cor de alguns tecidos. Isso ainda é usado hoje?
Aguardo!
Carol - http://www.carolinadorrough.blogspot.com/


E aqui vai a resposta que enviei a ela e tenho certeza que irá esclarecer a dúvida de muitas pessoas:

Na verdade o vinagre não é a melhor opção, falo isso com propriedade pois sou Engenheira de Produção Química. O corante é um sal e ele só se desprende do tecido para reagir com as moléculas de água por estar saturado no tecido (está em excesso), ou seja, ele vai da maior para a menor concentração (no caso a água). O produto que pode auxiliar no não desprendimento da cor é o sal de cozinha, por exemplo, você irá saturar a água de lavagem com o sal de cozinha e, portanto, não haverá "espaço" para o corante reagir com a água.

Fica aqui, portanto, mais uma dica para a lavagem das roupas!!

Simone

14 Comentários de Charme e Estilo:

Zetta Casalena disse...

Simone,

Concordo com você em relação ao sal. Sabe, você deveria escrever um livro com todas as tuas dicas. E me convida para o dia do lançamento. Você é uma querida!!!
Bjus...Zetta

Laura disse...

PAlavra de quem entende, mesmo! Adorei a explicação! Já utilizava e agora tenho mais certeza ainda que dá certo!
Uma dúvida: é verdade que devemos utilizá-lo só na primeira lavagem da peça??

Espaco Home disse...

Boa Tarde Laura,

Via de regra, na primeira lavagem é que o excesso do corante irá se desprender das fibras do tecido, por isso, na primeira lavagem é o essencial, porém, nada impede de usar nas outras lavagens também. Abraços, Simone

Anônimo disse...

oi, quanto de sal colocar em uma lavagem?

Lucy Mizael disse...

Olá Simone tudo bem?
Uso vinagre e adoro para remover gordura entre outros fins.
Tem gente que coloca vinagre dentro do detergente para lavar louça, dizendo potencializar.
Já fiz e acho que melhora, mas você com química pode me dizer se isso não é só uma impressão nossa? A acidez do vinagre interfere no detergente?
Bjos
Lucy

Espaco Home disse...

Lucy,
A acidez do vinagre é interessante para quebrar as moléculas de gordura. E é bem útil sim para determinadas limpezas. Particularmente eu não o uso para limpar nada, prefiro os produtos químicos específicos. Somente como exemplo, os produtos com base de amônia (os “vejas” da vida), além de limpar a sujidade, eles continuam exercendo a função de repelir a sujeira. Bom, voltando ao que interessa, adicionar vinagre ao detergente, não ajuda em nada, pois, o detergente é básico (apesar de muitos serem classificados como neutros, o pH deles é levemente básico. Ácido + Base = Sal. Você irá neutralizar a ação do detergente. O que potencializa o detergente é a quantidade de TENSOATIVO presente no produto (e vale salientar que os tensoativos são matérias-primas caras, e portanto, alguns detergentes são mais caros que outros por possuir maior quantidade de tensoativo na fórmula), é ele que quebra a tensão superficial da água. A água sozinha não molha perfeitamente a superfície (por isso ela forma gotinhas como bolinhas, é a força chamada tensão superficial que faz com que as moléculas se agrupem), então é necessário um agente para melhorar essa “performance”. O tensoativo quebra a tensão superficial e então ocorre um umedecimento mais efetivo, aumentado a superfície de contato entre a água e o item a ser limpo.
Além de solucionar o problema de tensão superficial, os tensoativos exercem outras funções muito importantes na lavagem, como por exemplo:
• Ajudam a deslocar a sujeira
• Dispersam as partículas de sujeira.
Espero ter sanado suas dúvidas. Um grande abraço!
Simone

Anônimo disse...

posso tingir a peça e ja colocar o sal na tinnta na hora do tigimento?

Anônimo disse...

mas vc não respondeu a pergunta...Quanto de sal eu devo colocar na lavagem de roupas coloridas? abraço!!

Melissa disse...

Olá, muito interessante seu blog.
Tenho uma dúvida. Você disse que a coloração se desprende da roupa em contato com a água. Mas tenho uma roupa que está desbotando em outra mesmo estando ambas secas. Por que isso ocorre, e se lavar com sal resolve o problema?
Grata.

Unknown disse...

Olá Melissa, a resposta para sua pergunta é: Não! Lavar com sal serve somente para evitar que o corante se disperse na água. Em roupas secas é normal uma roupa escura manchar a roupa clara (quando estamos com elas no corpo, na gaveta isso não acontece), pois, as roupas escuras possuem grande quantidade de corante e, com o atrito da roupa escura sobre a roupa clara, o excesso de corante tende a se depositar na roupa clara. O melhor a fazer quando isso acontece é evitar de vestir as peças juntas. Porém, não tenho propriedade técnica para explicar porque isso ocorre com alguns tecidos/ marcas de roupas e não com outras. Peço perdão por não sanar todas suas dúvidas e permaneço à disposição. Grande abraço, Simone.

Unknown disse...

Oii,
Adorei sua dica é tenho uma pergunta,
Se eu colorir um jeans,com tinta especifica para tingimento de roupas,o sal irá fixar a cor?
Obrigada, Gisele.

Unknown disse...

Oii,
Adorei sua dica é tenho uma pergunta,
Se eu colorir um jeans,com tinta especifica para tingimento de roupas,o sal irá fixar a cor?
Obrigada, Gisele.

Unknown disse...

Gisele, boa tarde. O sal é somente para roupas que já foram tingidas. Corante também é sal, ou seja, na hora do tingimento, se você usar sal junto, irá diminuir a quantidade de corante que irá reagir com o tecido. Resumindo: não. Usar o sal somente após tingir a roupa (na hora da lavagem) para que ele não permita que o corante que está na roupa se desprenda na água.

Anônimo disse...

obj! adorei a dica me ajudou muito ok! continue assim BJSSSSSS!

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos