Halloween - O Que Realmente Significa Esta Data

Morando nos Estados Unidos estou tendo a oportunidade de aprender mais sobre esta cultura, também não poderia ser diferente, ou aprende para se sentir inserida ou perde a referência não vivendo nem lá nem cá....ainda mais quando se tem filhos e PRECISA acompanhar o que acontece no mundo deles.

Por aqui as casas já estão todas decoradas para o Halloween, as lojas estão todas abastecidas com decorações e doces para os consumidores, revistas e canais de TV monstram ideias e sugestões para aqueles que estão em busca de algo mais especial para esta data tão esperada e festejada, principalmente pelas crianças.
Em todo lugar que se vai, inclusive restaurantes, é possível encontrar algum detalhe referente ao Halloween. Fui em um restaurante onde a decoração da mesa era uma mine abóbora em formato de vela. Muito fofa, por sinal. Aliás abóboras é o que não falta nas decorações por aqui.

Pensando nesta euforia toda pela aproximação da data fui atrás para saber de onde vem esta tradição, porque o uso de tantas abóboras misturadas com doces e fantasmas - convenhamos nada combina entre si - e porque no Brasil é uma data sem expresão, apesar de estar mudando.

Fiz uma pequena pesquisa e descobri o seguinte:

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro ( por aqui a data depende da cidade, mas acontece sempre entre 28 a 31 de outubro), véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte por países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas ( HAAAA finalmente entendi o papel da abóbora nesta história ), entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”( HAAAAAA docinhos para deixar as crianças felizes e sem medo ). Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces ( e com a cabeça muito longe de fantasmas, bruxas, caveiras e por ai vai ).

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado ( concordo, mas a globalização está ai e não tem como evitar ) .
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

Fonte do texto: suapesquisa.com

Aliado a todo este clima, estamos no outono.
As estações do ano aqui onde vivo são bem definidas e todos procuram decorar a casa de acordo com a estação. E sabe quais são as cores do outono aqui? Vermelho, Amarelo e Laranja.
Bingo!!! Laranja- Abóbora - Halloween - Outono....combinação perfeita!

Mas independente de estação de ano, tradições e culturas, fazer uma decoração temática para o Halloween, especialmente quando se tem filhos, é divertido e deliciosos em qualquer parte do mundo.

Vamos nos inspirar e nos divertir!



imagens Better Homes

Um grande beijo e um Halloween pra lá de assustador.....rsrsrs, no bom sentido é claro!

Gladys

7 Comentários de Charme e Estilo:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos