Como Organizar as Tarefas durante o Ano

Gostaria de postar algo especial para vocês, algo que pudesse fazer a diferença durante o ano todo. Pesquisando na internet achei um artigo bem interessante que irei reproduzir aqui. Trata-se de uma ferramenta simples, porém, ultra funcional para você organizar suas tarefas durante o ano.


Todos nós nos sentimos sufocados por tarefas e mais tarefas que não param de pipocar nas nossas mentes. Coisas do trabalho, da vida pessoal, projetos de vida, estudos, relacionamentos… Muitas dessas são tarefas rotineiras, como abastecer a geladeira, comprar presentes de Natal, entregar exercícios da faculdade,  sair com os amigos, cumprir prazos e metas de trabalho; outras são importantes a longo prazo como planejar uma viagem especial, desenvolver uma ideia de negócio, fazer um Mestrado. Todas existem porque fazem algum sentido em nossas vidas! Podem ter sido escolhidas por nós mesmos ou terem sido atribuídas por alguém, mas de qualquer forma, todas nos dizem algo…


Eu posso me dizer uma aficcionada por listas de coisas a fazer! Adoro marcá-las como resolvidas, mas honestamente em algumas fazes da minha vida sinto que minha lista não pára de crescer e que nada foi realizado… Já testei de tudo: programas de gestão de projetos e tarefas, listas simples em um caderninho, usar programas de email como o Mail e o Entourage para administrar minhas tarefas, mas alguns dias atrás fomos apresentados em sala de aula ao um método ultra-super-hiper high tech que muito me agradou: post-its em uma quadro, separados por priorização!
Pare pra pensar, suas tarefas podem ser organizadas tendo duas premissas básicas: importância e urgência! A ideia é a de que nenhuma to-do list serve se não houver prioridades claramente marcadas. E na verdade a coisa funciona, pode acreditar! Não me vejo usando esse método para o resto da vida, mas acredito ser importante durante algumas fases para que você possa visualizar o montante de trabalho e mais do que isso, o montante de tarefas realizadas. Traz a coisa para o plano visual, o que é muito importante para nós que trabalhamos com arte, criatividade, cultura…



Algumas regrinhas que ajudam:
- Comece anotando as tarefas nos post-its. Cada post-it deve conter um passo apenas da tarefa. Por exemplo, ter que escrever um artigo até dia 17 de Janeiro. Só o artigo pode ser dividido em outras 5 ou mais tarefas: pesquisar bibliografia, pegar livros na faculdade, escrever a estrutura do artigo, ler o livros, escrever e por aí vaí…

- Disponha os post-it de acordo com as quatro áreas demarcadas acima. Vá pensando um a um, e avalie quão importante ou urgente são.

- Não vale colocar todos os itens na área +urgente / +importante. Se você percebeu que há muitos post-its nessa área, vá comparando um a um, e sempre escolha o mais importante do dois. O que não for mais +importante  / + urgente deve ir pra outra área do quadro. 

- Avalie também como está a área -urgente / +importante. Essa área nos conta um pouco como estamos dedicando nossas vidas a projetos de longo prazo, sempre muito importantes e que só dependem de nós para serem realizados!
- Funciona legal se você separar post-it por cores dependendo da categoria ou projeto em que eles se inserem. Dessa forma você pode conseguir visualizar quanto tem que avançar em quesitos como vida pessoal, trabalho, faculdade ou pelos projetos que escolheu.

- Quando for cumprindo as tarefas não jogue os post-its fora. Vá acumuluando-os para que ao fim de determinado período você possa ter a sensação de que muita coisa foi realizada. Ajuda seguir em frente se soubermos que muito já foi feito!

- Vale manter uma versão da lista por escrito, para que você possa continuar “trabalhando” quando não estiver no mesmo local do seu quadro. Dessa forma você consegue marcar algumas tarefas por telefone quando estiver presa no tráfego por exemplo. Marque-as no papel e quando estiver perto do quadro, tire o post-it de lá! Espero que esse método possa te ajudar assim como me ajudou! Boa sorte com sua lista!"


2 Comentários de Charme e Estilo:

Amanda disse...

hum que legal... gostei! ... eu faço um semanário e outro mensal... lá vou anotando nos quadradinhos... me ajudou bastante tb ano passado... Bjs

Anônimo disse...

Gladys, amo seu blog! Cada vez que venho aqui viajo muito nas inspirações que você nos proporciona. Desejo-lhe um lindo 2012 de plena saúde, prosperidade, muitas alegrias e paz - extensivo aos seus familiares e queridos. Um beijo, Paula

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos