Sorteio/Concurso + Dicas Para Sustentabilidade

Olá Pesooal,

Segunda feira a Simone fez um post contando sobre o evento que o Espaço Home apoiou no Colégio Singular com um projeto de sustentabilidade. Vale a pena dar uma olhadinha.

Pois bem, isso nos fez parar para pensar um pouco mais sobre o tema e queríamos dar um pouco mais de enfoque nesta questão.

Para criarmos um mundo melhor, precisamos ajuntar forças, ideias e atitudes. E por que não usar este veículo maravilhoso que é o blog para divulgarmos e espalharmos nossas ideias que pode fazer a grande diferença.

Preocupados com a questão das sacolas de plástico e papel, em nosso última participação na Gift Fair, em agosto deste ano, criamos uma linda sacola para distribuirmos para nossos clientes.
A sacola foi pensada e criada com o objetivo de proporcionar a oportinidade das pessoas usarem a sacola, depois da feira, para fazer suas compras com estilo e também de forma consciênte com o meio ambiente.
A sacola é de material reciclável e foi um sucesso entre os clientes da feira. Todos adoraram receber um brinde que poderiam continuar usando depois.

Então resolvemos criar um sorteio especial.
Mas para termos um grande sucesso, vamos precisar da colaboração de todas vocês.
Na verdade não é um simples sorteio. É um concurso.
E gostariamos de ter a participação ativa de todos.
Neste concurso queremos que vocês contem qual é a participação que vocês estão dando para criar um mundo melhor.
Queremos que vocês contem uma mudança de hábito, uma atitude que praticam no dia a dia que pode fazer a  diferença.
Nossa ideia é poder mostrar que o que você faz pode ser feito por muitos outros também e ai, ajuntando forças e atitudes, vem a grande mudança.

Com vai funcionar:

1 - Para participar não precisa ser seguidora. Mas gostariamos que vocês fizessem a divulgação. Quanto mais dicas e ideias tivermos melhor será.
2 - Sua ideia/dica/atitude deverá ser colocada no comentário deste post ( somente aqui ), juntamente com seu e-mail para que possamos entrar em contato.
3 - Vale apenas um comentário.
4 - O sorteio/concurso será encerrado dia 11/11, e daremos o resultado no dia 14/11.
5 - Eu e a Simone estaremos lendo todas ideia/dica/atitude. Faremos uma seleção e ai vamos escolher as 3 melhores para presentear.
6 - Qual será nosso critério? Originalidade, mudanças que vale a pena, algo que possa ser realizado por muitas pessaos.
7 - Após o resultado vamos realizar um post especial com cada uma das ganhadoras para que elas possam contar com mais detalhes suas experiências com a mudança de atitude.
8 - O prêmio? Duas lindas sacolas de compra recicláveis ( uma Espaço Home e outra Pura Tendência + uma caixa de Corações de Cedro* do Espaço Home ) para cada uma das três escolhidas.
9 - O Concurso será válido apenas para o Brasil

* Você sabia que o Cedro é um produto natural e é exelente para evitar mofo e traças?! Leia mais sobre isso aqui, um post que fizemos para apresentar as novidades.

Vejam os prêmios. Esperamos que gostem



Vamos mostrar ao mundo que pequenas atitudes pode sim fazer a  grande diferença.
PARTICIPE, DIVULGUE - estamos esperando sua dica.
Um grande abraço com mais conciência,

Gladys e Simone




20 Comentários de Charme e Estilo:

Telma Maciel disse...

Muito bacana a ideia desse concurso pq, afinal, ele promove ideias!
Bom, aqui temos um tipo de coleta seletiva no próprio prédio: um caminhão que recolhe todo tipo de material reciclável.
Mas a ideia que pode ser usada por TODOS é a de separar o seu lixo. Tem mta gente que vai nas lixeiras pra recolher PET's, papelão, papéis, vidros... se tudo estiver ali, separado, fica fácil dessas pessoas recolherem.
maciel.tellma@gmail.com

Ana Ligia disse...

Aqui em casa estamos substituindo sacolas plásticas por saquinhos de jornal nas lixeiras.

Compramos uma caixa desmontável onde colocamos as compras qdo vamos ao mercado. E como ficariam as minhas lixeiras com a falta de sacolinhas? Resolvemos o problema com saquinhos de jornal (aprendi fazer no programa da Ana Maria Braga!)

Bjs

Fernanda Garcia disse...

Muito bacana a iniciativa, não basta falar, tem q participar.
Na minha cidade foi implantado o sistema de coleta seletiva, um caminhão que percorre 1x por semana a cidade toda.
Além disso, trabalho num projeto cultural e estamos reciclando embalagens de shampoo para fazer brinquedos p/ crianças, porém, é difícil juntar pois td mundo esquece de guardar.

bjs

Bicha Fêmea disse...

Toda dona de casa que vai comprar frutas e verduras no mercado usa as sacolinhas mais finas e transparentes para acomodar os itens, certo? Quando for novamente, não precisa trazer novas sacolinhas. Isso gera acúmulo desnecessário. Sempre que vou ao mercado, olho na minha lista da parte de hortifruti para ver de quantas sacolinhas vou precisar. Então eu coloco a quantidade necessária na minha ecobag, isto é, uso as sacolinhas que já tenho em casa. Dessa forma, eu reutilizo as que já tenho e evito trazer novas para casa. Essa é a minha dica! Ah! Parabéns pela ideia do concurso. Achei ótima! :)

bichafemea@bichafemea.com

Beijos,
Lidi

Kelly Holanda - Estimula Kids disse...

Adorei!!

A minha idéia, opinião, etc. é sempre a mesma.
Só podemos transformar uma sociedade através da Educação.
Sem Educação o ser humano não é capaz de atuar positivamente em sociedade e não saberá respeitar a natureza, pois sem Educação o indivíduo não tem base para saber a importância do Planeta e de todos os seres.
É começar desde cedo a conscientização para a importância de se preservar a Natureza. Só a Educação faz isso.

Adorei! Um beijo à todas!!
Kelly

Elenara Stein Leitão disse...

Aqui em casa aprendemos a apagar a luz ao sair de um ambiente, usar as costas do papel, o lápis até o final, fechar a torneira ao escovar os dentes. Mas uma coisa a mais aprendemos: a gentileza com cada ser humano, o muito obrigada a cada trabalho feito, o por favor ao pedir ou dar uma ordem. O cuidar com carinho do ser humano. Porque não basta salvar as coisas do planeta, se descuidamos do ser humano.

Espaco Home disse...

Meninas, Obrigada por vocês estarem apoiando esta ideia, cada uma com sua dica, sua sugestão. Fico feliz em saber que muitas ideias ficarão registradas aqui e servirão de exemplos para muitas pessoas.
Grande beijos a todas
Gladys

Paula Kasas disse...

O legal disso tudo é difundir a sustentabilidade.
tadinho do nosso planeta!!!
Bjus
Paula Kasas
A Moda em Casa e Construção

Anônimo disse...

Boa tarde meninas!!!
Parabéns antes de mais nada pela forma em que resolveram divulgar o sorteio.
Assim conscientizaremos muito mais pessoas sobre o preservar e cuidar do meio ambiente.
Sempre falo que a peça principal do meio ambiente é o ser humano. Pois somos responsáveis por toda a destruição que vem ocorrendo e ao mesmo tempo somos capazes de reverter essa situação.
Como sou professora do estado de Minas Gerais, desenvolvo com meus alunos a conscientização para preservação das florestas e incentivo os mesmos a falarem com seus famíliares o quanto que as queimadas prejudicam o meio ambiente.
Para não ficar tão extenso vou deixar o link de um projeto que sempre desenvolvo em sala, claro que faço algumas modificações no projetinho conforme a turma e/ou a idade a ser trabalhada:
http://amo-educacaoinfantil.blogspot.com/2010/10/projeto-meio-ambiente.html

Outra atitude legal e que passei a fazer também, foi juntar o óleo de cozinha, depois mando para minha sogra e ela desenvolve uma receita caseira e transforma a gordura em sabão.
Veja o link da receita:
http://amo-educacaoinfantil.blogspot.com/2011/09/sabao-caseiro.html

Acessando meu blog, nos marcadores vocês encontrarão: meio ambiente ( http://amo-educacaoinfantil.blogspot.com/search/label/Meio%20Ambiente ) , são outras postagens sobre o preservar, cuidar e desenvolver atividades diárias para o bem estar da natureza, dos animais, dos homens enfim do nosso Planeta Terra!
Beijos e independente estarei a disposição para ajudar e dar idéias para a preservação permanente do meio ambiente.
Att.: Beatriz!

Email.: beatrizpaulistana@hotmail.com

Josiana Leite disse...

Passei a comprar menos quantidade de comida já que estava tendo desperdício e gerando lixo, embalagens guardo para criar algo artesanal e temos diálogo em casa falando da importância de reciclar, que tornou minha filha consciente .

Iara disse...

Simone minha querida.
Aqui em casa tenho adotado pequenos atos que acredito juntos fazerem toda a diferença.
Ecobags.
Torneira fechada para escovar os dentes e ensaboar a louça.
Luz desligada em peças vazias.
Acumular roupas para passar.
Compro produtos que tem refil.
Uso embalagens maiores de sabão em pó, clorofina, detergente.
O óleo usado vai sempre para os postos de coleta.
Separo o lixo.
E além de tudo, tenho ensinado a meus filhos o consumo consciente, principalmente com celulares , computadores e not, pois são tantos lançamentos que a vida útil do objeto nunca é aproveitada até o fim. Então tenho passado a eles que não ter o último modelo disso ou daquilo, não é bom somente para o bolso, mas para o planeta também. Acho que estamos indo bem por aqui.
Adorei essa ideia de vocês, são gestos assim que vão levando a conscientização geral
Parabéns e adorei estas sacolas.
beijos

Espaco Home disse...

Bia, fui conhecer seu blog, muito legal suas ideias. Obrigada por se colocar a disposição com outras sugestões para ajudar.
Josiane, também acho esta questão de disperdício de comida uma questão para pensarmos em mudanças e Iara, concordo com você, o que será da Terra no futuro se não nos preocuparmos em passar estes conceitos tão importantes para nossos filhos agora?!
Obrigada por mais dicas.
Estamos esperando mais sugestões.....se puderem divulguem.
Bjs
Gladys

Pathy disse...

Muito interessante a idéia, realmente precisamos incentivar mais o pensamento ecológico e sustentável.
Aqui em casa:
- As sacolas plásticas de supermercado são usados nas lixeiras.
- O jornal, quando compramos, é o "banheirinho" do meu cachorro.
- Sempre que posso, procuro comprar produtos de limpeza biodegradáveis.
- Uso lâmpadas fluorecentes e evitamos ligar durante o dia.
- Folhas impressas, cadernos e outros virão bloquinhos de anotações, rascunhos, ...
;*

Espaco Home disse...

Oi Simone,

Acabei de particicpar do concurso, mas foi como anônimo e não soube mudar. Mas sou eu quem fala no final que não tenho nada de diferente para comentar, mas a diferença é a atitude constante.


Beijos
--
Cecília Monteiro
Personal Organizer

Margaret disse...

Oi querida, muito legal este post. eu ja tinha visto e na hora nao pude comentar.
Aqui em casa a gente pensa muito nisso. Dificilmente usamos as sacolas plasticas no supermercado. Fiz varias sacolas de lona e elas ficam no carro para serem usadas nas compras.
Eu antigamente escovava os dentes com a torneira aberta e agora ja mudei isto.
Preciso aprender a fechar o chuveiro enquanto passo o sabao durante o banho (esta parte ta sendo dificil.
Em compensação não jogo as embalagens fora e tento reaproveitar da melhor forma possivel.
Tudo que deveria ir para o lixo antes eu paro e penso como reaproveitar de forma bem útil.
Reciclagem é a palavra de ordem nesta casa.
E como algumas meninas falaram o mais importante é que as pessoas tenham consciencia disso.
Parabens pelo post.
Beijinhos
Margaret

Fernanda Reali disse...

A ideia básica de separa o lixo eu pratico há anos, desde que morava em Porto Alegre, onde já havia a coleta seletiva antes de haver aqui no Rio. As lâmpadas eletrônicas fazem parte da nossa casa há mais de 6 anos. Ajudo o meio ambiente e o meu bolso.

A minha maior mudança de atitude ocorreu em 2008/2009 quando passei a REUTILIZAR embalagens.

O que só era separado para o lixo, passou a fazer parte da decoração da minha casa e de quase todos os presentes que dou. Praticos os 3Rs diariamente, reduzindo o consumo, reutiliando o que é possível e selecionando materiais para reciclagem, que descarto separadamente conforme os dias de coleta.

Veja como reutilizo embalagens de leite

http://www.fernandareali.com/2010/11/caixa-organizadora-para-artesanato.html

Reutilizo latas

http://www.fernandareali.com/2010/10/latas-forradas-com-sobras-de-papel.html

Reutilizo vidros

http://www.fernandareali.com/2011/10/joaninha-na-cozinha.html

Além disso, incorporo a cultura dos 3Rs na rotina das crianças para que já cresçam com esta mentalidade sustentável.

Adorei a proposta deste post, com ou sem prêmio, porque contagia todo mundo que vier a fazer mais e melhor. PARABÉNS!!!

Cupcake Criativo disse...

Adorei a idéia e assim que a Fe me passou o link pelo twitter vim deixar minha contribuição.
Não poderia deixar de falar sobre as caixinhas de papel semente que estão fazendo o maior sucesso no ateliê, depois de presentear as pessoas que ama, em vez de jogar a embalagem fora, é só picar e regar, e depois de algum tempo uma florzinha linda começa a nascer!
http://www.clickartedesign.com.br/2011/10/novidade-caixinha-eco.html

Lá em casa, praticamos basicamente tudo o que já foi dito anteriormente. Temos na cidade um caminhão só para recolher o lixo reciclavel, não ficamos com a luz acesa sem necessidade ( é uma delícia, pois sempre há um climinha de cinema rsrs), escovamos os dentes com a torneira desligada, enfim.
Mas o que me mais tem me agradado é a reutilização de materiais que aprendi neste mundo bloguístico. Agora, os rolinhos de papel higiênico é sempre guardado durante o ano e é utilizado como embalagem de lembrancinhas nos aniversários do léo, uso caixas de sapato decoradas no ateliê para organizar materiais, embalagem de cd(aquela de 25 ou 50 un) tb para guardar fitas diversas que utilizo no ateliê. Além de potes de vidro que é ótimoooo!
Outra coisinha legal e diferente que fiz foi utilizar um porta escova de dentes, aquele de R$ 1,99 velhinho que tinha em casa, e quando pude comprar um decente, resolvi pintá-lo e hoje uso como porta canetas no ateliê tb.
Esse concurso já é um sucesso pelo simples fato de estar reforçando a idéia de sustentabilidade e reciclagem nas pessoas!
Grande beijo e boa sorte a todas!

Anônimo disse...

Bom, antes de mais nada! Parabéns pela iniciativa.
Aqui em casa, separamos o lixo há bastante tempo. A única coisa que ainda não conseguimos fazer foi abolir as sacolinhas plásticas, pois sempre ficou aquela questão... e o que fazemos com o lixo? Mas lendo as sugestões aí de cima, vou tentar fazer com o jornal, sem dúvida pode ser a solução.
Acho que a grande mudança é mesmo a educação, principalmente dos pequenos. Falo isso, pois percebo nos meus filhos uma grande preocupação com isso, o que também é mérito das escolas, que tem ajudado muito com isso. Foi o meu filho mais velho que me alertou para a torneira aberta ao escovar os dentes! Achei o máximo e não esqueci mais!
Beijos a todos e boa sorte!

Fabianne disse...

Eu gostei d ideia do concrso 2vezes: prêmios lindos e discussão.Lendo os outros comments acabo me inspirando mais.
Na minha casa, nós reaprovitamos a ága da maqina lavar panos de chõ, limpar calçados e varanda. Separamos o lixo e damos a um catador (não tem coleta seltiva). Ponhoo timer p o banho das crianças nao virar um desperdício, tenho uma ecobag dobradinha dentr da bolsa, procuro comprar o refil dos meus produtos favoritos (oi natura!!!!!) e compro muito em brechós, tanto roupas, qto móveis - tôficando expert e forração com tecido e papelde presente. Ainda rola troca de roupas om as amigas e de livros nos sebos. Sábado e domingo eu us transporte público - carro me lembra copromisso, horário engarrafamento. Ah! essa eu aprendi na escola em que trablho: a louça suja vai p uma bacia grande com um pouco de detergente. Na hora de lavar naotem nada grudado. Não precisa nem abrir a torneira p ensaboar, só p enxaguar.
Ui, falei demais #alocada sustentabilidade. Mas eu moro em um sítio lindo, com água da nascente, em uma montanha. è tão lindo q cada vez que abro a janela, a vontade de cuidar só aumenta...

Anônimo disse...

Passei para mostrar ao maridão meus prêmios e resolvi deixar registrado aqui também o quanto fiquei feliz por ser uma das vencedoras.
Bjs...e obrigada de coração!

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos