Curtindo as férias sem dores de “cabeça”

Evite problemas na coluna durante a viagem

Fonte da imagem: internet

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito do trabalho, para evitar este tipo de ocorrência, o carregamento de malas deve ser realizado com alguns procedimentos importantes. “Devemos sempre usar bagagens com rodas e na impossibilidade, procurar um meio de transporte, optar por mochilas ou dividir o peso em duas sacolas para não sobrecarregar um dos lados da coluna”, diz.
Já para os motoristas o alerta é outro. “É importante parar a cada uma ou no máximo duas horas de percurso. Devemos esticar o corpo, hidratá-lo e descansar alguns minutos. Alongar e também andar durante as pausas são boas opções. A dica também serve para quem for viajar de avião: levantar, alongar e caminhar um pouco”, avisa Martins.

Confira algumas dicas para ter mais qualidade em seu descanso:

- O melhor local para organizar as roupas da viagem é sobre uma mesa, pois ela tem a altura ideal para evitar que se curve para frente. Manter a mala próxima a esse local e igualmente numa altura satisfatória para a sua coluna.

- Ao colocar ou retirar as malas do bagageiro, evite curvar o tronco para a frente, pois essa posição sobrecarrega a coluna. Se forem muito pesadas peça ajuda à outra pessoa.
- Na esteira do aeroporto, faça uma base larga entre os pés, posicionando um à frente do outro. As pernas devem estar semi-flexionadas, um pouco dobradas. Utilize a força das pernas para suspender o objeto e aproxime-o do seu corpo.

- No carro, os joelhos devem estar alinhados com os quadris ou um pouco acima. Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco e mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. A distância dos pedais deve ser tal que seja possível alcançá-los com os pés de modo que os joelhos permaneçam levemente flexionados. Evite apoiar a cabeça no encosto, mas mantenha-o na altura da mesma. O encosto deve dar total apoio à coluna, a uma distância do volante que permita que os cotovelos do motorista mantenham-se em leve flexão, de forma a garantir liberdade de movimentos.


Fonte de pesquisa e mais orientações em www.itcvertebralribeirao.com.br/media/upload/cartilha.pdf

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